Academia Internacional de
psicologia Analítica

 

International Academy of Analytical Psychology - IAAP

 

Image

Cursos de Psicologia Analítica

Estes cursos, alguns alguns abertos ao público em geral, pretendem apresentar a Psicologia Analítica na sua vertente teórica como prática.

Por intermédio de uma didática que promova a constante interação formador-formando, pretende-se propiciar uma base teórico-prática, de cariz analítica e de base clínica (com a tónica no desenvolvimento mental e não na psico-patologia), tendo por meta o exponenciar da excelência clínica/pedagógica dos formandos e/ou o seu autoconhecimento.

Todas as informações sobre cursos e demais formações:

wWW.IAAP.PT/ACADEMIA

Image

Projeto HISTÓRIAS SECRETAS DO INCONSCIENTE

A ignorância sobre a realidade objetiva do inconsciente ainda é imensa. E o risco que corremos enquanto indivíduos e enquanto espécie é gigantesco. Importa termos consciência da realidade desse 'outro em nós'. Disso depende muito na nossa vida.
"O inconsciente é pura natureza e, por isso, o que está por trás do funesto primeiro plano é um facto natural, além do bem e do mal. Depende sempre da compreensão humana se o conteúdo arquetípico do inconsciente toma um rumo favorável ou nefasto" (C.G. Jung).
Neste espaço poderá encontrar testemunhos em vídeo sobre esse dado intransponível da existência humana: o INCONSCIENTE.

Projeto HSI
Image

Psicoterapia, Análise e Supervisão Clínica

A IAAP|pt oferece serviços de Psicologia Clínica, Psicoterapia e Análise Junguiana, bem como Supervisão Clínica a Profissionais de Psicologia e Psicoterapia.
Os Formandos da nossa Academia poderão aceder a estes serviços a um preço especial de Aluno.
"Assim como a neurose, também a psicose é um processo de individuação em seu transcurso interno. Mas este processo não está em geral preso à consciência e, por isso, vagueia pelo inconsciente (...). Através de uma educação psicológica preparatória, o processo é vinculado à consciência, ou existe a chance de isto acontecer, havendo assim um efeito curativo por parte do processo de individuação" (C.G. Jung).

agende!
Image

CURSOS DE PSICOLOGIA ANALÍTICA

Por intermédio de uma didática que promova a constante interação formador-formando, pretende-se propiciar uma base teórico-prática, de cariz analítica e de base clínica (com a tónica no desenvolvimento mental e não na psico-patologia), tendo por meta o exponenciar da excelência clínica/pedagógica dos formandos e/ou o seu autoconhecimento.

- 2.ª edição | Formação Avançada em Psicologia Analítica (Lisboa)
Inscrições abertas - vagas limitadas
Regime pós-laboral | 10 meses - 120 horas/aula
Início: 3 Setembro de 2019
Informações detalhadas: AQUI.

- Curso de Psicologia Psicologia Analítica (Braga)
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL: Na Perspetiva da Psicologia Analítica
Inscrições abertas - vagas limitadas
Regime pós-laboral | 10 meses - 120 horas/aula
Início: 20 de setembro de 2019
Curso acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses - OPP com 60 créditos na área de especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde (código da formação: 231.1)
Informações detalhadas: AQUI.

- 6.ª edição | Curso de Introdução à Psicologia Analítica (Braga)
Regime diurno e pós-laboral
Inscrições encerradas

- Seminário Permanente "Análise e Interpretação de Sonhos na Perspetiva da Psicologia Analítica" (BRAGA)
Inscrições encerradas

Image

IAAP|pt    SOBRE NÓS

A Academia Internacional de Psicologia Analítica / International Academy of Analytical Psychology - IAAP, surgiu da necessidade em orientar estudantes de Doutoramento e de Pós-Graduação em Psicologia na área de especialidade de Psicologia Analítica, em Portugal. Não existindo quem fizesse o acompanhamento académico deste tipo de investigadores, foi fundado um núcleo independente de apoio com o objectivo de colmatar tão grande lacuna formativa. Entretanto, a ideia que preside à IAAP foi crescendo e engloba agora um conjunto de outros colaboradores e formações, bem como supervisão pedagógica e clínica quer na área da Psicologia Analítica como na área da Psicologia Clínica, únicas no seu género em Portugal.
Com orgulho, damo-vos as boas vindas à nossa página!


APRESENTAÇÃO DETALHADA E UM POUCO DE HISTÓRIA:

O ser humano diante das aceleradas transformações e mudanças paradigmáticas que caracterizam o mundo contemporâneo apresenta significativa carência de significado e de sentido para se entender a si mesmo e aos outros. A Psicologia Analítica, criada por Carl Gustav Jung (1875-1961), é um importante instrumento para essa busca de compreensão e de sentido vital (o denominado “processo de individuação”); proporcionando, simultaneamente, uma prática clínica eficaz, capaz de responder ao nível dos conflitos mais fundamentais.
A abrangência dos pressupostos da Psicologia Analítica aliada aos mais recentes desenvolvimentos nas Neurociências, nas Ciências Cognitivas e na Etologia permite um ângulo mais abrangente de observação e compreensão das diversas questões da profundidade humana, nomeadamente as raízes filogenéticas/arquetípicas — mecanismos biológicos evolutivamente antigos — subjacentes ao comportamento humano e de como tais mecanismos se atualizam dinamicamente nos diversos contextos culturais.
A Psicologia Analítica, compreensivelmente, tem vindo a ser alvo de grande interesse por parte de muitos profissionais de saúde pelo mundo inteiro, devido ao seu caráter integrador e de eficácia terapêutica; lamentavelmente, encontra-se esquecida e pouco divulgada em Portugal. Daqui a salutar vantagem de difundir, discutir e aplicar os seus fundamentos e técnicas psicoterapêuticas, tão úteis face às necessidades da vida ocidental contemporânea.
Acrescido a esses fatores, esta abordagem teórico-prática encontra fundamentação filosófica na tradição fenomenológica da “Escola de Braga” bem como da sua práxis humanista, como — por exemplo — as entendeu e praticou o Professor João Rodrigues Mendes, SJ (1910-1972) e o Professor Diamantino Martins, SJ (1910-1979), vultos sonantes da Faculdade de Filosofia de Braga — a primeira Escola Superior não estatal a conferir graus académicos de Licenciatura e Doutoramento em Portugal.
Escola que encontra a sua génese no ano de 1934, quando os jesuítas estabeleceram na Rua de S. Barnabé o Instituto Beato Miguel de Carvalho para o estudo da Filosofia. Em 1967, o Instituto foi elevado à categoria de Faculdade e tornou-se na primeira Faculdade da Universidade Católica Portuguesa – UCP; Faculdade, todavia, extinta em 2015. Com tal cessação de atividade, a IAAP|pt (fundada em 2013 pelo psicólogo clínico e então professor dessa Faculdade, o Professor João Carlos Major, coadjuvado então pelo seu colega de Faculdade e analista junguiano, o Dr. Luís Saraiva) assume-se como a herdeira natural da tradição — também junguiana — dessa saudosa e memorável Escola Bracarense. 

Mundo Junguiano

Notícias e informações sobre Psicologia Analítica

Image

Conceitos Junguianos

Um apanhado de alguns dos conceitos fundamentais da Psicologia Analítica.

Conceitos 
Image

Journal of Analytical Psychology

Publicação periódica da Society for Analytical Psychology.

JAP
Image

A HIPÓTESE ESPANTOSA
DE JUNG (Livro)

Obra que recolhe algumas das participações do Simpósio com o mesmo nome que decorreu na Faculdade de Filosofia de Braga, Univ. Católica Portuguesa - UCP. DOWNLOADDOWNLOAD do Livro


Image

«This could be Carl Jung's century»

Artigo de Andrew Samuels no Jornal britânico The Guardian.

The Guardian
Image

Projeto...   HISTÓRIAS SECRETAS DO INCONSCIENTE

A ignorância sobre a realidade objetiva do inconsciente ainda é imensa. E o risco que corremos enquanto indivíduos e enquanto espécie é gigantesco. Importa termos consciência da realidade desse 'outro em nós' - disso depende muito na nossa vida. Neste espaço poderá encontrar testemunhos em vídeo sobre esse dado intransponível da existência humana: o INCONSCIENTE. 
Estamos muito gratos aos 4 primeiros protagonistas desta série documental, os Professores: Luís Mourão, Maria Luísa Albuquerque, Paulo Azevedo e Álvaro Balsas. Este número irá crescer e aqui daremos conta disso.


Links diretos para os vídeos:
1. Genérico
2. Prof. Doutor Luís Mourão
3. Dra. Maria Luísa Albuquerque
4. Mestre Paulo Azevedo
5. Prof. Doutor Álvaro Balsas


Visite o nosso canal do YouTube para outros vídeos sobre Psicologia Analítica:
https://www.youtube.com/channel/UCGvPycGuujj-YVF0wwibQqA